Mil Violas é recorde mundial oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records

Mil Violas é recorde mundial oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records

Era noite de sábado, mas, precisamente dia 28 de outubro de 2017, quando na cidade de Uberlândia, aconteceu a segunda edição do Mil Violas, uma produção da Viola de Nóis Produções. Sob o comando do competente maestro Rui Torneze, formou-se a Maior Orquestra de Viola Caipira do Mundo, composta por violeiros e violeiras, de 13 estados brasileiros e mais de 100 cidades.
O Mil Violas tirou o uberlandense de casa, que lotou o Ginásio Sabiazinho. O espetáculo, lindo e memorável, apresentou um desfile de clássicos das músicas brasileira e mundial. Com exclusividade, a Orquestra executou “La Paloma”, “Beijinho doce”, “Boiadeiro errante”, “Chora viola”, “Hino de Reis”, “Meu reino encantado”, “Saudade de minha terra” e “Vide Vida Marvada” – preciosidades musicais que ganharam mais brilho com um grupo único e inigualável – todos apaixonados pelas dez cordas de aço.
A iniciativa ousada teve êxito e o sonho sonhado por muitos, ganhou o mundo, entrou para o Guinness Book, o Livro dos Recordes como Largest Viola Caipira Ensemble com a marca histórica de 661 participantes válidos.
Uma idealização de Tarcísio Manuvéi, sócio e fundador da Viola de Nóis, a primeira edição foi em 2015 e reuniu 520 violeiros. Já a edição reconhecida pelo Guinness, contou com a participação de 674 pessoas. Mais que o número em si, o evento entrou para a história da cadeia produtiva da viola e marca de forma irretocável os 10 anos da Viola de Nóis Produções.
Ter essa ação reconhecida pela autoridade mundial em recordes, o Guinness World Records significa ratificar e dar a importância devida aos inúmeros trabalhos realizados por todos os violeiros e violeiras do Brasil, mas, mais do que isso significa colocar a viola caipira de vez no cenário internacional.

Informações do Recorde Mundial oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records
1. Título de recorde atual: Largest Viola Caipira Ensemble
2. Data de criação/submissão da proposta ao Guinness World Records: sexta-feira, 14 de julho de 2017
3. Data da aprovação pelo Guinness World Records: domingo, 22 de julho de 2018
4. Referência: 170714235327lvce
5. Código de identificação: 714728216
6. Código: atfq1170AT
7. Data da tentativa: sábado, 28 de outubro de 2017
8. Local da tentativa: Ginásio Sabiazinho, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
9. Medida o atual recorde é 661 pessoas.
10. Recordista(s): Viola de Nóis Produções Ltda, Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *