Recorde Mundial é comemorado no Camaru Uberlândia durante as Mostras de Viola e Catira

 Viola de Nóis Produções promoverá no dia 2 de setembro de 2018 (domingo), a partir das 17 horas, no palco principal do Camaru, as mostras “Minas Catira” e “Viola in foco, eventos de classificação livre, realizados gratuitamente para comunidade de Uberlândia e região. Os projetos culturais tem o apoio do Sindicato Rural de Uberlândia e são patrocinados pela Algar Telecom e Bioenergética Aroeira por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Roaunet.

A programação dominical ficará por conta da “Mostra de Dança Minas Catira” que tem como convidados os grupos Raízes do SertãoEspora de Prata e Os Considerados – legítimos representantes dos estilos de dançar mineiro, paulista e goiano, respectivamente.

Estreando no palco da 55ª Exposição Agropecuária de Uberlândia, a terceira edição da “Mostra Viola in focobrindará o público com uma programação musical de altíssimo nível trazendo o concerto dos violeiros Arnaldo Freitas Roberto Corrêa – baluartes da viola caipira, além das apresentações de solistas e duos brasileiros selecionados pelos curadores: Arnaldo Freitas, Fernando Sodré e Ricardo Vignini.

A noite seguirá em grande estilo com a Orquestra Viola em Noite de Lua numa comemoração pra lá de especial do recorde mundial conferido ao Mil Violas, evento cultural realizado pela Viola de Nóis em 28 de outubro de 2017, onde formou-se a Maior Orquestra de Viola Caipira do Mundo oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records. Durante a comemoração do recorde mundial será executada pela Viola em Noite de Lua o repertório que conferiu o reconhecimento internacional a grande orquestra, além da anunciação da data da terceira edição do Mil Violas, bem como do homenageado do evento. Violeiros e Violeiras estão convidados a levar sua viola e participar desse momento comemorativo.

O público ainda poderá se divertir com o personagem “Tião Lorota” interpretado por Tiago Pimentel – ator da Cia de Teatro Traquitana. Os esquetes teatrais de Tiago estão ancorados no jeito mineiro de ser, se expressar e fazer arte – mote da “Mostra Viola in foco.  A apresentação da festa em homenagem a viola ficará por conta de André Viola, fundador e mantenedor da Rádio Web Viola Viva.

A proposta desse dia de ações culturais no Camaru é possibilitar ao público a apreciação das artes apresentadas – dança, música e teatro –  a partir da viola, autêntica representante da cultura regional, vetor das ações desses  projetos, num fazer dinâmico e recíproco, palco e público.